quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DESSE JEITO O SENHOR ME DESAPRUMA

O “causo” de hoje me foi repassado pela protagonista Lucy Mary de Assis, numa experiencia que teve durante uma ação fiscal em companhia do colega Ruideberto, quando ambos trabalhavam na delegacia fiscal de Goiás.
Tendo a supervisão fiscal recebido uma denúncia de que um estabelecimento localizado em Itaberai estava funcionando irregularmente sem inscrição cadastral, Ruideberto foi designado para verificar se realmente isso ocorria e adotar as providencias necessárias. Num primeiro momento ele foi sozinho e, realmente, constatou que apesar de ser um pequeno quiosque, ele não estava regularizado junto a secretaria da fazenda e, em face de que fora denunciado, não lhe coube outra alternativa senão emitir uma notificação para que fosse feita a devida inscrição cadastral.
Decorridos alguns dias, agora já na companhia da Lucy Mary, Ruideberto retornou ao local, para saber se já haviam sido adotadas as providencias requeridas quando da notificação, verificando que nada fora feito.
Depois de muitas conversações ele perguntou pelas notas fiscais de compras, oportunidade que uma senhora, esposa do comerciante, pessoa bastante simplória, que estava ao lado dele, foi logo informando: “ ah, o Sebastião não gosta de ajuntá papel de jeito nenhum, tudo que chega aqui ele joga fora. Óia aqui um que veio ontem junto com a compra do cigarro!”, assim dizendo retirou de um cesto de lixo uma nota fiscal, fazendo com que o Ruideberto, com toda a calma e paciência da qual é dotado, sem contar a grande inteligencia que nunca lhe faz falta, explicou calmamente para o seu Sebastião que teria que fazer o auto de infração, e isso implicaria nele ter que arcar com uma multa que poderia ser parcelada, mas que não tinha jeito de ser evitada. Após muito detalhes pacientemente informados tanto pelo Ruideberto quanto pela Lucy Mary, seu Sebastião finalmente entendeu e com todo o seu peculiar linguajar, assim se pronunciou: “uái seu fiscal, desse jeito o sinhô quebra o meu espinhaço, me desapruma por inteiro. Se eu levá uma murta
dessa, é mió eu me aquietá e num mexê cum mais nada”!

José Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário