segunda-feira, 16 de agosto de 2010

- NÃO PODE NÃO VOVÔ!

Durante o periodo em que estive trabalhando como agente arrecadador na minha querida terra natal, a bicentenária cidade de Mossâmedes, boa parte dos meus finais de semana eu os ocupava em longos bate papos com velhos conhecidos, ouvindo os seus "causos "e me extasiando com a riqueza de detalhes e cores que a eles eram dados pelos contadores que, seriamente, garantiam serem verídicos, inclusive apontando outras pessoas conhecidas, como se testemunhas tivessem sido daqueles acontecimentos.
Numa modornenta tarde de sábado, em visita ao seu Manoel Cipriano, sentados à sombra em um enorme banco de pedra que por décadas já existe em frente à sua casa, ouvi dele essa história que jurou ser verídica, não obstante depois eu já tê-la ouvido por diversas vezes resumidamente como uma piada.
No inicio do século passado, quando a cidade ainda era carinhosamente conhecida como "Aldeia", existia ali um rico fazendeiro, seu Amancio,bastante idoso e que em todo o decorrer da sua longa vida sempre a pautou pela extrema religiosidade, caridade e fartura. Tendo adoentado e estando acamado já por muitos dias, com a saúde cada vez mais debilitada, todos os seus familiares perceberam que já estava próximo o seu encontro com o Criador, inclusive já tendo até se confessado e recebido a extrema unção do Monsenhor Angelino, pároco local.
Assim o quarto com a cama onde se acomodava seu Amancio estava sempre cheio de parentes que, disfarçadamente, já o pranteavam ainda em vida, e foi num dos seus momentos de rara lucidez, que o seu faro detectou que estava se assando pães de queijo, por certo pela sua dedicada companheira dona Benvinda, que do alto dos seus mais de noventa anos ainda era esprevitada, bem disposta de uma quitandeira de mão cheia.
Puxando um dos seus netos pelo braço, o tendo reconhecido com dificuldades, o moribundo susssurrou: " Joãozinho pede a vovó Benvinda prá me mandar um pão de queijo". Mais do que ligeiro o neto disparou em corrida rumo à cozinha, e quase que num só folego retornou e disse, estufando o peito, sentindo ser alvo de todos os olhares dos presentes e dada a importancia da missão que fora confiada:
- "Não pode não vovô.a vó Benvinda disse que os pães de queijo estão sendo assados para o seu velório."

José Domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário